Início do conteúdo

18/06/2020

Doutorado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas 2020/2


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

O processo seletivo do curso de Doutorado do Programa em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas do INI, para alunos com ingresso previsto no segundo semestre de 2020, está aberto até 01 de julho. O curso tem como objetivo desenvolver nos alunos uma visão integral da Pesquisa Clínica, através do estudo multidisciplinar das Doenças Virais, Bacterianas, Parasitárias e Fúngicas, em especial, HIV/AIDS, HTLV e suas manifestações clínicas, Micobacterioses, Doença de Chagas, Leishmanioses e Micoses. O Programa de Pós-graduação dispõe de um número limitado de bolsas de estudo para os alunos.

O Programa apresenta uma proposta abrangente, interdisciplinar e multiprofissional na Pesquisa Clínica em doenças infecciosas, buscando a excelência na ciência, na tecnologia e na inovação. O público alvo é de candidatos com graduação completa e, preferencialmente, com o título de Mestre. O curso possui natureza multiprofissional, sendo exigido dos candidatos que o projeto de doutorado a ser apresentado seja em Pesquisa Clínica em doenças infecciosas, nas linhas de pesquisa do programa.

O regime do curso é de tempo integral, com duração máxima de 48 meses. São oferecidas, ao todo, dez vagas. Desse total, 80% serão de livre concorrência e 20% serão providas para candidatos que se declararem Pessoa com Deficiência ou que se autodeclararem negros (pretos e pardos) ou indígenas e que forem aprovados no processo seletivo.

O Programa de Pós-graduação dispõe de um número limitado de bolsas de estudo, que serão distribuídas de acordo com a classificação final. Não é assegurado que todos os alunos sejam contemplados. Os critérios para disponibilização das bolsas, provenientes de diferentes fontes de recursos, seguirão as regras das respectivas agências de fomento/fontes. As bolsas poderão ter duração de 36 a 48 meses. As bolsas de 36 meses de duração podem, em caráter excepcional, ser prorrogadas por mais 12 meses.

As informações detalhadas estão disponíveis na chamada pública na Plataforma de Gestão Acadêmica da Fiocruz. Todas as dúvidas referentes a este edital podem ser sanadas através do e-mail selecao.strictosensu.ini@gmail.com.

Toda a documentação para inscrição deverá ser entregue de forma eletrônica.

Confira o edital, o cronograma e faça a sua inscrição clicando aqui.

Voltar ao topoVoltar