Início do conteúdo

01/10/2018

Pesquisa do INI ganha Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2018


Texto: Antonio Fuchs e Mayara Marins / Edição: Juana Portugal

Verónica Elizabeth Mata, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas do INI, foi a vencedora na categoria Medicina do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2018, oferecido pela Presidência da Fiocruz. A tese premiada teve como tema Comparação da acurácia diagnóstica de testes diagnósticos comerciais imunocromatográficos com NS1 para detecção do Dengue. O resultado foi divulgado no dia 18 de setembro e a solenidade de premiação acontecerá no dia 15 de outubro.

O trabalho, defendido em dezembro de 2017, foi orientado pela pesquisadora do Laboratório de Epidemiologia Clínica do INI, Sonia Regina Lambert Passos, e pelo pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz e colaborador do laboratório, Carlos Augusto Ferreira Andrade. A pesquisa comparou a precisão e a confiabilidade diagnóstica de testes rápidos das proteínas não estruturais 1 (NS1) dos vírus da dengue em pacientes atendidos em Unidades de Pronto Atendimento durante uma epidemia da doença.

Segundo a autora, o teste imunocromatográfico rápido NS1 Bioeasy™ mostrou uma boa acurácia durante a epidemia de DENV-1, particularmente para o diagnóstico confirmatório, podendo ser bastante útil em postos de atendimento e relevante para o diagnóstico precoce da doença, particularmente em locais sem infraestrutura laboratorial e em cenários epidêmicos ou hiperendêmicos.

Prêmio Oswaldo Cruz de Teses

O prêmio, concedido pela Presidência da Fiocruz, sob a coordenação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), incentiva a produção de teses de elevado valor, que promovam avanços no campo da saúde nas diversas áreas temáticas de atuação institucional. Puderam concorrer autores de trabalhos defendidos entre maio de 2017 e abril de 2018 de cursos da Fiocruz e cursos nos quais a Fundação participa de forma compartilhada e que sejam registrados na Coordenação Geral de Educação (CGE - antiga Coordenação Geral de Pós-Graduação - CGPG).

Foram selecionadas uma tese vencedora de cada uma das seguintes áreas: Saúde Coletiva; Ciências Biológicas aplicadas à saúde e Biomedicina; Ciências Humanas e Sociais; e Medicina, além de menções honrosas em cada categoria. A cerimônia de entrega dos prêmios e menções honrosas acontecerá no dia 15 de outubro, de 14h às 17h, na Tenda da Ciência. A lista completa dos vencedores está disponível aqui.

*Fotos: Arquivo pessoal

Voltar ao topoVoltar