Published on Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Pesquisa Clínica do INI (https://pesquisaclinica.ini.fiocruz.br)

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Inserção Social

Resultados no quadriênio 2013 e 2016:

O Programa procurou fortalecer a sua inserção social por meio do estímulo às suas redes de pesquisa, cursos e treinamentos, bem como o fortalecimento da capacitação de grupos promissores de pesquisa na América Latina e Caribe e na África, destacando-se ainda sua atuação na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Coordena também projetos de pesquisa e ensaios clínicos multicêntricos em instituições de excelência em diversos estados (São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e em estados das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste), recebendo estudantes e pesquisadores visitantes e organizando cursos de atualização internacionais e nacionais, atraindo com isto candidatos de várias regiões do país; Cabe destacar ainda a elevada inserção social favorecida pela condução, por seus docentes permanentes, de investigações multicêntricas nacionais e internacionais, buscando-se, sempre que possível, assegurar a participação de centros de pesquisa emergentes, precedida de atividades de treinamento e uniformização dos procedimentos, indispensáveis para garantir a qualidade dos resultados e da produção científica.

Os docentes permanentes e os alunos de Mestrado e Doutorado envolvidos nesses projetos participam de diversas atividades de capacitação científica e treinamento in loco, elaborando material educativo impresso, vídeos e outros materiais de divulgação de fácil acesso online. Esta ampliação da disponibilização de material didático e de divulgação científica na página do Programa vem conferindo maior visibilidade à atuação do Programa, favorecendo a sua inserção social. Cabe finalmente destacar o convênio estabelecido pelo Programa, por intermédio da Presidência da FIOCRUZ, com o Instituto Nacional de Cardiologia, concluído em 2015, e que possibilitou colaboração científica no campo da Cardiologia infecciosa bem como a formação de Mestres e Doutores naquela instituição de referência nacional. As informações referentes à Inserção Social do Programa, as colaborações com outras instituições públicas e privadas internacionais podem ser acessadas na página do Programa vinculada à CAPES.

 

Resultados em 2017:

O Programa procurou fortalecer a sua inserção social por meio do estímulo às suas redes de pesquisa, cursos e treinamentos, bem como o fortalecimento da capacitação de grupos promissores de pesquisa na América Latina e Caribe e na África, destacando-se ainda sua atuação na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Coordena também projetos de pesquisa e ensaios clínicos multicêntricos em instituições de excelência em diversos estados (São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e em estados das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste), recebendo estudantes e pesquisadores visitantes e organizando cursos de atualização internacionais e nacionais, atraindo com isto candidatos de várias regiões do país; Cabe destacar ainda a elevada inserção social favorecida pela condução, por seus docentes permanentes, de investigações multicêntricas nacionais e internacionais, buscando-se, sempre que possível, assegurar a participação de centros de pesquisa emergentes, precedida de atividades de treinamento e uniformização dos procedimentos, indispensáveis para garantir a qualidade dos resultados e da produção científica.

Os docentes permanentes e os alunos de Mestrado e Doutorado envolvidos nesses projetos participam de diversas atividades de capacitação científica e treinamento in loco, elaborando material educativo impresso, vídeos e outros materiais de divulgação de fácil acesso on line. Esta ampliação da disponibilização de material didático e de divulgação científica na página do Programa vem conferindo maior visibilidade à atuação do Programa, favorecendo a sua inserção social. As informações referentes à Inserção Social do Programa, as colaborações com outras instituições públicas e privadas internacionais podem ser acessadas na página do Programa vinculada à CAPES.

 


(De acordo com Proposta da CAPES – ano base: 2017)

Padrão (Final)
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