Doutorado

O Doutorado Acadêmico oferecido pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) conta com uma proposta abrangente, interdisciplinar e multiprofissional na pesquisa clínica em doenças infecciosas, buscando a excelência na ciência, na tecnologia e na inovação.

O curso tem por objetivo desenvolver nos alunos uma visão integral da pesquisa clínica, através do estudo multidisciplinar das doenças virais, bacterianas, parasitárias e fúngicas, em especial, HIV/AIDS, HTLV e suas manifestações clínicas, micobacterioses, Doença de Chagas, leishmanioses e micoses sistêmicas.

O Programa busca com esta perspectiva o equacionamento de problemas científicos desafiadores associados ao surgimento, à evolução e às estratégias de enfrentamento, prevenção e controle das doenças infecciosas.


Ano de início:
 2004

Datas para ingresso:  Março.

Modalidade: Presencial.

Público-alvo: Profissionais de nível superior, em qualquer área de graduação.

Duração do curso: Regime de tempo integral, com duração máxima de 48 meses, e carga horária mínima de 2.880 horas, na modalidade presencial.

 

Área de avaliação: Medicina I

Conceito CAPES: 6 (Os conceitos CAPES 6 e 7 expressam excelência do Programa constatada

em nível internacional).

Linhas de pesquisa

Avaliação Tecnológica em Saúde

Doenças Parasitárias em humanos e animais: imunologia, taxonomia, eco-epidemiologia, tecnologias de controle, diagnóstico, clínica e tratamento com foco em parasitas do gênero Leishmania, Toxoplasma, Trypanosoma e Plasmodium.

Atenção integral em doenças infecciosas

. Infecções produzidas por fungos em humanos e animais: Eco-epidemiologia, clínica, patogenia, imunologia, diagnóstico, tratamento

Patogenia, clínica e epidemiologia das doenças virais

Infecções em pacientes graves: Imunopatogenia, Terapêutica, Qualidade e Organização

Hepatites virais, DST, HIV/AIDS e suas coinfecções e complicações

Tuberculose e HIV