Mobilidade

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz)  oferece a possibilidade a seus docentes e estudantes de se deslocarem temporariamente para instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. O objetivo é o desenvolvimento de atividades acadêmicas e de pesquisa que complementem a formação acadêmica e profissional, tragam novas experiências e/ou reforcem os laços entre o INI e outras instituições parceiras.

Cotutela

Entre as modalidades de mobilidade discente oferecida pelo programa se destaca a Cotutela. Cotutela é a modalidade de elaboração de trabalho final de pós-graduação stricto sensu, sob a égide de Programas de Pós-Graduação da Fiocruz e da instituição estrangeira parceira a partir da dupla orientação e titulação.

A dupla titulação, decorrente da cotutela, é quando o discente recebe título de doutor pela Fiocruz e pela instituição estrangeira, nos termos definidos na convenção de cotutela.

Acesse aqui a Portaria 508/2021-PR que regulamenta o Regime de Cotutela entre a FIOCRUZ e a instituição de ensino superior estrangeira.