O Programa

Referência na área da Infectologia, o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) integra ensino, pesquisa, atenção e vigilância em saúde, com foco em doenças infecciosas. Sua atuação contribui para o avanço da pesquisa clínica e para a qualificação de profissionais do Brasil e de outros países, capacitando-os para enfrentar desafios emergentes na área da Infectologia.

Como parte do seu compromisso com a excelência acadêmica e científica, o INI/Fiocruz oferece o Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas e reafirma seu papel na formação crítica e interdisciplinar, no desenvolvimento de pesquisas inovadoras, no aprimoramento das políticas públicas de saúde e na promoção de uma assistência qualificada e humanizada para a sociedade.

O Programa tem reconhecimento nacional e internacional em pesquisa clínica em doenças infecciosas, com características interdisciplinares, translacionais e de Uma Só Saúde (interface saúde humana, saúde animal e ambiente), para desenvolver conhecimentos e respostas rápidas aos desafios da saúde pública brasileira e da saúde global.

Área de conhecimento

Área de conhecimento: Medicina 1.

O documento da área Medicina 1 pode ser acessado aqui.

Regime letivo: Semestral (Doutorado) e anual (Mestrado).

Reconhecimento: O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (Mestrado e Doutorado) está credenciado com conceito 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Nossa História

O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) teve os seus cursos de Mestrado e Doutorado credenciados em 2003 e iniciados em 2004. Desde sua fundação, em 1912, o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) tem se destacado pela condução de estudos clínicos voltados para o avanço do conhecimento sobre agravos como doença de Chagas, HIV, infecções   sexualmente    transmissíveis,   leishmanioses,    tuberculose,   dengue, zika, chikungunya,  hepatites,  micoses, zoonosess e,  mais  recentemente, covid-19 e  mpox, entre outras.  O INI/Fiocruz  se localiza no histórico Campus  Manguinhos  da  Fundação  Oswaldo  Cruz  (Fiocruz), na cidade do Rio de Janeiro. A Fiocruz, ao longo de sua história iniciada em 1900, se constituiu como a maior instituição  de pesquisa em saúde da América Latina.

Missão

Consolidar-se como Programa de Pós-graduação Stricto sensu de excelência científica, de reconhecimento nacional e internacional no campo da pesquisa clínica em doenças infecciosas, com características interdisciplinares, translacionais e de Saúde Única (interface saúde humana, saúde animal e ambiente), para desenvolver conhecimentos e respostas rápidas aos desafios da saúde pública brasileira e da saúde global.

Nossos valores

  1. Ciência e inovação como base do desenvolvimento socioeconômico e da promoção da saúde
  2. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade
  3. Ética, integridade e transparência
  4. Cooperação, integração e sinergia
  5. Qualidade e excelência
  1. Democratização do conhecimento
  2. Educação como processo emancipatório
  3. Compromisso público com o SUS
  4. Diversidade, equidade e inclusão
  5. Compromisso socioambiental
  6. Adaptabilidade às mudanças

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas
(INI/Fiocruz) tem como principal objetivo a formação de pesquisadoras, pesquisadores e docentes de alto nível científico no campo das doenças infecciosas. O Programa capacita alunas e alunos para o planejamento e o desenvolvimento de investigações em áreas da fronteira do conhecimento, por meio de um programa interdisciplinar que proporciona a inserção do estudante em projetos colaborativos de pesquisa e em redes internacionais e nacionais de pesquisa, a partir da articulação com outros cursos na Fiocruz, no País e no exterior.